Resumo (26ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 25ª Legislatura)

Impressão PDF

Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 22/09/2025 - 20:00
Encerramento: 22/09/2025 - 11:11



Conteúdo Multimídia



Mesa Diretora
Presidente: VERMELHO FERRUGEM DA PLATINA / REP10
1º Secretário: BRENO DO ADEMIR CARBURADORES / UNIÃO



Lista de Presença na Sessão
BENITO DO BARRACÃO / MDB
BRENO DO ADEMIR CARBURADORES / UNIÃO
BUCHECHA / UNIÃO
CAÇÃO / MDB
DR LEÔNIDAS / PRD
ELIANE SIQUEIRA / REP10
FABINHO GALDINO / PSDB
FERNANDA SANCHES / REP10
FLAVINHO MAIORKY / PP
IRMÃO PAULINHO / PL
MARCELINO MAQUINISTA / PODE
VERMELHO FERRUGEM DA PLATINA / REP10



Justificativas de Ausência na Sessão
Parlamentar Justificativa Ausente em
KARLA DA SAÚDE Atestado Médico Sessão



Expedientes
Votação da Ata da Sessão Anterior:

Aprovada por unanimidade dos presentes.

Correspondências Expedidas:

- Ofício nº 80/2025, ao Deputado Estadual Cobra Repórter, solicitando o Programa Castrapet em Santo Antônio da Platina/PR.

- Ofício nº 81/2025, à Deputada Federal e Secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, solicitando liberação de recursos financeiros para a perfuração de poços artesianos para a Zona Rural de Santo Antônio da Platina.

- Ofício nº 82/2025, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, solicitando o envio de caminhão-pipa para a Comunidade Terapêutica Resgate de Cristo.

Correspondências Recebidas:

- Ofício nº 437/2025, da Prefeitura Municipal, solicitando o empréstimo da Câmara Municipal para Audiência Pública referente ao 2º quadrimestre do ano de 2025, a ser realizada no dia 29/09/2025 após a sessão desta Câmara de Vereadores.

- Convite do Secretário Municipal de Fazenda para a audiência pública do cumprimento das metas fiscais relativa ao 2º quadrimestre de 2025, a cargo da Secretaria Municipal de Fazenda e Secretaria Municipal de Saúde, a ser realizada no dia 29 de setembro do corrente ano na Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina após a Sessão.

- Ofício nº 647/2025, da Secretaria Municipal de Saúde, encaminhando Projeto de Lei que “Ratifica o Protocolo de Intenções firmado entre o Estado do Paraná e os Municípios do Estado do Paraná para constituição e adequação do Consórcio Intergestores Paraná Saúde – CIPS.

- Convite da Prefeitura Municipal para a Audiência Pública relativa às Leis Orçamentárias para o exercício de 2026, a ser realizada no dia 24 de setembro de 2025 - Quarta Feira, às 14 horas, na Câmara Municipal.

- Ofício n° 648/2025, da Secretaria Municipal de Saúde, encaminhando a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais.

Projetos de Lei recebidos:

- Ofício nº 084/2025-DMOP, da Prefeitura Municipal, encaminhando o Projeto de Lei nº 76/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial no orçamento do Município, com base em anulação parcial de dotação orçamentária, no valor de R$ 17.190,00 (dezessete mil e cento e noventa reais) e com base em superávit financeiro no valor de R$ 573.000,00 (quinhentos e setenta e três mil reais).

- Ofício nº 085/2025-DMOP, da Prefeitura Municipal, encaminhando o Projeto de Lei nº 77/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial no orçamento do Município, com base em anulação parcial de dotação orçamentária, no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais).

- Ofício nº 086/2025-DMOP, da Prefeitura Municipal, encaminhando o Projeto de Lei nº 78/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial no orçamento do Município, com base em excesso de arrecadação, no valor de R$ 93,06 (noventa e três reais e seis centavos).

Resposta de Requerimentos:

- Ofício nº 430/2025, da Prefeitura Municipal, em resposta ao Ofício nº 70/2025.

- Ofício nº 439/2025, da Prefeitura Municipal, informando o encaminhamento dos Requerimentos n.ºs 579, 580, 581, 582, 583, 584, 585, 586, 588, 589, 590, 591, 592, 593, 594, 595, 596, 597, 598, 599, 600, 601, 604, 605, 606, 607, 608, 609, 610, 611, 612, 613, 614, 615, 616, 617, 618, 619, 621/2025.

- Ofício nº 112/2025, da Secretaria Municipal de Planejamento, em resposta ao Requerimento nº 166/2025, do Vereador Dr. Leônidas.

- Despacho da Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas em resposta ao Requerimento nº 344/2025, do Vereador Flavinho Maiorky.

- Ofício nº 446/2025, informando o encaminhamento dos Requerimentos n.ºs 580, 622, 623, 624, 625, 626, 627, 628, 629, 630, 631, 633, 634, 637, 638, 639, 641, 642, 643, 644 e 645/2025.

- Ofício nº 443/2025, da Prefeitura Municipal, em resposta ao Ofício nº 72/2025.

- Ofício nº 450/2025, da Prefeitura Municipal, em resposta ao Ofício nº 77/2025.




Matérias do Expediente
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Requerimento de Vereador(a) nº 665 de 2025
Autor: IRMÃO PAULINHO
Número de Protocolo: 1454
Solicita à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o recolhimento de entulhos no Jardim Moralina.
Aprovado
2 - Requerimento de Vereador(a) nº 666 de 2025
Autor: IRMÃO PAULINHO
Número de Protocolo: 1455
Solicita ao Secretaria Municipal de Defesa Social, a construção de uma travessa elevada na Rua Secundino Domingues Moreira, nº 84.
Aprovado
3 - Requerimento de Vereador(a) nº 667 de 2025
Autor: VERMELHO FERRUGEM DA PLATINA
Número de Protocolo: 1456
Agradece à Sociedade Rural pelo trabalho realizado durante à Efapi 2025 e no dia 7 de setembro. Solicita a demolição dos banheiros do parquinho da Efapi e instalação de banheiros químicos, pois os banheiros que lá se encontram estão em péssimas condições.
Aprovado
4 - Requerimento de Vereador(a) nº 668 de 2025
Autor: VERMELHO FERRUGEM DA PLATINA
Número de Protocolo: 1459
Solicita ao Departamento Municipal de Serviços Elétricos, a instalação de wi-fi e tomadas para carregar celulares na praça em frente à Claro Materiais Elétricos.
Aprovado
5 - Requerimento de Vereador(a) nº 669 de 2025
Autor: BRENO DO ADEMIR CARBURADORES
Número de Protocolo: 1460
Solicita à Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas, a passagem da máquina no bairro Taquaral.
Aprovado
6 - Requerimento de Vereador(a) nº 670 de 2025
Autor: BRENO DO ADEMIR CARBURADORES
Número de Protocolo: 1461
Solicita à Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas, a passagem da máquina no distrito de Monte Real.
Aprovado
7 - Requerimento de Vereador(a) nº 671 de 2025
Autor: DR LEÔNIDAS
Número de Protocolo: 1462
Solicitar a Exmo. Prefeito Municipal e DD. Secretária de Saúde, que melhorem as condições de como se encontra o CAPS de Santo Antônio da Platina.
Aprovado



Lista de Presença na Ordem do Dia
BENITO DO BARRACÃO / MDB
BRENO DO ADEMIR CARBURADORES / UNIÃO
BUCHECHA / UNIÃO
CAÇÃO / MDB
DR LEÔNIDAS / PRD
ELIANE SIQUEIRA / REP10
FABINHO GALDINO / PSDB
FERNANDA SANCHES / REP10
FLAVINHO MAIORKY / PP
IRMÃO PAULINHO / PL
MARCELINO MAQUINISTA / PODE
VERMELHO FERRUGEM DA PLATINA / REP10



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Lei do Executivo nº 75 de 2025
Autor: Prefeitura Municipal - Prefeito
Número de Protocolo: 1419
Altera o texto do inciso VII e §1°, do artigo 5º, da Lei Municipal nº 2.116, de 06 de setembro de 2023, substituindo como representante governamental a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e dá outras providências.
Aprovado em 1ª Votação
2 - Projeto de Lei do Executivo nº 40 de 2023
Autor: Prefeitura Municipal - Prefeito
Número de Protocolo: 1038
Dispõe sobre a Lei do Plano Diretor do Município de Santo Antônio da Platina e dá outras providências.
Aprovado em 1ª Votação
3 - Projeto de Lei do Executivo nº 41 de 2023
Autor: Prefeitura Municipal - Prefeito
Número de Protocolo: 1039
Dispõe sobre o Perímetro das Áreas Urbanas e Áreas de Expansão Urbana de Santo Antônio da Platina, e dá outras providências.
Aprovado em 1ª Votação
4 - Projeto de Lei do Executivo nº 42 de 2023
Autor: Prefeitura Municipal - Prefeito
Número de Protocolo: 1040
Dispõe sobre o Parcelamento do Solo do Município de Santo Antônio da Platina, revoga a Lei nº 528, de 27 de outubro de 2006 e dá outras providências.
Aprovado em 1ª Votação

Obs.: Aprovado com emendas.
5 - Projeto de Lei do Executivo nº 43 de 2023
Autor: Prefeitura Municipal - Prefeito
Número de Protocolo: 1041
Dispõe sobre o Sistema Viário do Município de Santo Antônio da Platina e dá outras providências.
Aprovado em 1ª Votação
6 - Projeto de Lei do Executivo nº 44 de 2023
Autor: Prefeitura Municipal - Prefeito
Número de Protocolo: 1042
Dispõe sobre o Uso e Ocupação do Solo Urbano no Município de Santo Antônio da Platina, e dá outras providências.
Aprovado em 1ª Votação

Obs.: Aprovado com emendas.
7 - Projeto de Lei do Executivo nº 45 de 2023
Autor: Prefeitura Municipal - Prefeito
Número de Protocolo: 1043
Dispõe sobre o Código de Obras do Município de Santo Antônio da Platina, Revoga as Leis nº 531/2006, nº 1.274/2013 e nº 1.764/2018, e dá outras providências.
Aprovado em 1ª Votação

Obs.: Aprovado com emendas.
8 - Projeto de Lei do Executivo nº 46 de 2023
Autor: Prefeitura Municipal - Prefeito
Número de Protocolo: 1044
Dispõe sobre a Lei do Código de Posturas do Município de Santo Antônio da Platina e dá outras providências.
Aprovado em 1ª Votação

Obs.: Aprovado com emendas.
9 - Emenda nº 1 de 2025
Autor: Legislativo Municipal
Diversas Emendas Modificativas ao Projeto de Lei nº 42/2023.
Aprovada
10 - Emenda nº 2 de 2025
Autor: Legislativo Municipal
Diversas Emendas Modificativas ao Projeto de Lei nº 44/2023.
Aprovada
11 - Emenda nº 3 de 2025
Autor: Legislativo Municipal
Diversas Emendas Modificativas ao Projeto de Lei nº 45/2023.
Aprovada
12 - Emenda nº 4 de 2025
Autor: Legislativo Municipal
Diversas Emendas Modificativas ao Projeto de Lei nº 46/2023.
Aprovada



Oradores da Ordem do Dia
Parlamentar
Discurso
Observação
1 - ELIANE SIQUEIRA
2 - FLAVINHO MAIORKY
3 - DR LEÔNIDAS
4 - BUCHECHA
5 - BENITO DO BARRACÃO
6 - IRMÃO PAULINHO
7 - FABINHO GALDINO
8 - BRENO DO ADEMIR CARBURADORES



Ocorrências da Sessão

  • O Senhor Presidente convocou os Senhores Vereadores para a Sessão Extraordinária no dia 24 de setembro de 2025, às 13h15, para a segunda votação dos Projetos de Leis n.ºs 75/2025; 40, 41, 42, 43, 44, 45 e 46/2023.
  • Compareceram à presente Sessão e contribuíram com os trabalhos desta Casa os seguintes servidores: Lucas Pereira Vilas Boas, Manoel Sanches Garcia, Marco Antônio Martins, Rafael Cristiano de Toledo, Renato Lopes Pires e Sílvia Maria Ramos; e conforme dispõe na Portaria nº 18, de 26 de abril de 2021, a compensação das horas extras trabalhadas disponíveis ficará a critério de cada servidor, desde que previamente comunicado e autorizado pela autoridade competente.