Resumo (30ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 25ª Legislatura)

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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 20/10/2025 - 20:00
Encerramento: 20/10/2025 - 21:35



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Mesa Diretora
Presidente: VERMELHO FERRUGEM DA PLATINA / REP10
1º Secretário: BRENO DO ADEMIR CARBURADORES / UNIÃO



Lista de Presença na Sessão
BENITO DO BARRACÃO / MDB
BRENO DO ADEMIR CARBURADORES / UNIÃO
BUCHECHA / UNIÃO
CAÇÃO / MDB
DR LEÔNIDAS / PRD
ELIANE SIQUEIRA / REP10
FABINHO GALDINO / PSDB
FERNANDA SANCHES / REP10
FLAVINHO MAIORKY / PP
IRMÃO PAULINHO / PL
KARLA DA SAÚDE / PP
MARCELINO MAQUINISTA / PODE
VERMELHO FERRUGEM DA PLATINA / REP10






Expedientes
Votação da Ata da Sessão Anterior:

Aprovada por unanimidade.

Correspondências Expedidas:

- Ofício nº 100/2025, agradecendo o ao Deputado Federal Padovani, pela destinação de recursos ao nosso município.

- Ofício nº 101/2025, ao Deputado Estadual Delegado Tito, agradecendo pela destinação de ambulância à Secretaria Municipal de Saúde.

-  Ofício nº 102/2025, ao Prefeito Municipal, solicitando autorização para uso de espaço público no Conjunto Vitória Régia.

- Ofício nº 103/2025, ao Prefeito Municipal, solicitando fresado para a Vila Coelho.

Correspondências Recebidas:

- Requerimento da Sra. Adriana Tavares Malta, encaminhando complemento de requerimento e solicitação de afastamento para preservação de direitos da cidadã – Processo nº 41076/2025.

- Ofício da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo informando alteração da composição do Conselho Municipal do Esporte e Lazer, em conformidade com o Decreto nº 174/25.

Projetos de Lei recebidos:

- Projeto de Resolução nº 07/2025, de autoria do Vereador Luciano de Almeida Moraes, que institui as Sessões Itinerantes na Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina/PR, e dá outras providências.

- Projeto de Decreto Legislativo nº 05/2025, de autoria do Vereador Odemir Jacob, que concede Moção de Reconhecimento Público ao atleta platinense Júlio Borba, em homenagem às conquistas obtidas em competições de Taekwondo.

- Ofício nº 087/2025-DMOP, da Prefeitura Municipal, encaminhando o Projeto de Lei nº 88/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial no orçamento do Município, com base em anulação parcial de dotação orçamentária, no valor de R$ 47.196,42 (quarenta e sete mil, cento e noventa e seis reais e quarenta e dois centavos).

- Ofício nº 088/2025-DMOP, da Prefeitura Municipal, encaminhando o Projeto de Lei nº 89/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no orçamento do Município, com base em anulação total de dotação orçamentária, no valor de R$ 491.799,60 (quatrocentos e noventa e um mil, setecentos e noventa e nove reais e sessenta centavos).

- Ofício nº 089/2025-DMOP, da Prefeitura Municipal, encaminhando o Projeto de Lei nº 90/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial no orçamento do Município, com base em anulação parcial de dotação orçamentária, no valor de R$ 20.141,24 (vinte mil, cento e quarenta e um reais e vinte e quatro centavos).

- Ofício nº 090/2025-DMOP, da Prefeitura Municipal, encaminhando o Projeto de Lei nº 91/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial no orçamento do Município, com base em anulação parcial de dotação orçamentária, no valor de R$ 110.000,00 (cento e dez mil reais).

- Ofício nº 091/2025-DMOP, da Prefeitura Municipal, encaminhando o Projeto de Lei nº 92/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial no orçamento do Município, com base em anulação parcial de dotação orçamentária, no valor de R$ 570,36 (quinhentos e setenta reais e trinta e seis centavos).

- Ofício nº 499/2025, da Prefeitura Municipal, encaminhando o Projeto de Lei nº 83/2025, que altera o § 3º do art. 66 da Lei Municipal nº 1.120/2012 (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério Público Municipal).

- Ofício nº 502/2025, da Prefeitura Municipal, encaminhando o Projeto de Lei Complementar nº 94/2025, que altera a alínea “d”e cria as alíneas “e”, “f” e “g”, do inciso I, do Anexo I, da Lei Municipal nº 28, de 18 de dezembro de 1990, que instituiu o Código Tributário Municipal.

Resposta de Requerimentos:

- Ofício nº 0123/2025, do Departamento de Estradas de Rodagem, em resposta ao Requerimento nº 697/2025, do Vereador Benito do Barracão.

- Ofício nº 0125/2025, do Departamento de Estradas de Rodagem, em resposta ao Requerimento nº 640/2025, do Vereador Benito do Barracão.




Matérias do Expediente
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Requerimento de Vereador(a) nº 719 de 2025
Autor: ELIANE SIQUEIRA
Número de Protocolo: 1610
Solicita à Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas, a passagem do rolo compactador na Estrada Velha da Platina.
Aprovado
2 - Requerimento de Vereador(a) nº 720 de 2025
Autor: ELIANE SIQUEIRA
Número de Protocolo: 1611
Solicita à Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas, o empedramento e passagem de rolo compactador na estrada rural do Taquaralzinho.
Aprovado
3 - Requerimento de Vereador(a) nº 721 de 2025
Autor: ELIANE SIQUEIRA
Número de Protocolo: 1612
Solicita à Secretaria Municipal de Defesa Social, a pintura da sinalização horizontal na esquina da Rua Dário Vilela Bitencourt com Rua dos Estudantes.
Aprovado
4 - Requerimento de Vereador(a) nº 722 de 2025
Autor: ELIANE SIQUEIRA
Número de Protocolo: 1613
Solicita à Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas, a passagem do rolo compactador na estrada rural do Taquaral.
Aprovado
5 - Requerimento de Vereador(a) nº 723 de 2025
Autor: ELIANE SIQUEIRA
Número de Protocolo: 1614
Solicita à Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas, a limpeza das guias e calçadas que vão da BR-153 até o Jardim Colorado.
Aprovado
6 - Requerimento de Vereador(a) nº 724 de 2025
Autor: ELIANE SIQUEIRA
Número de Protocolo: 1615
Solicita à Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas, que faça o escoamento da água na Av. Frei Guilherme Maria, em frente ao salão do Leandro e Gustavo até a Clínica São Francisco, onde a água fica empossada.
Aprovado
7 - Requerimento de Vereador(a) nº 725 de 2025
Autor: KARLA DA SAÚDE
Número de Protocolo: 1616
Solicita à Secretária Municipal de Saúde, a contratação de mais psicólogos para o Município.
Aprovado
8 - Requerimento de Vereador(a) nº 726 de 2025
Autor: KARLA DA SAÚDE
Número de Protocolo: 1617
Solicita à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a destinação de local para descarte de retalhos de madeira e pó de serra.
Aprovado
9 - Requerimento de Vereador(a) nº 727 de 2025
Autor: KARLA DA SAÚDE
Número de Protocolo: 1618
Solicita ao Excelentíssimo Prefeito Municipal, que determine ao setor responsável, a recolha e/ou responsabilização de cães soltos nas ruas do município, alguns dos quais representando perigo à população.
Aprovado
10 - Requerimento de Vereador(a) nº 728 de 2025
Autor: IRMÃO PAULINHO
Número de Protocolo: 1620
Solicita à Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, a possibilidade de disponibilizar o “Kit Lanche” para os alunos da rede municipal de estadual de ensino que forem representar Santo Antônio da Platina em jogos escolares em todo o território nacional.
Aprovado
11 - Requerimento de Vereador(a) nº 729 de 2025
Autor: IRMÃO PAULINHO
Número de Protocolo: 1621
Solicita à Secretaria Municipal de Defesa Social, a remoção de uma lombada na Rua Dep. José Afonso na esquina com a Rua Dário Vilela Bitencourt.
Aprovado
12 - Requerimento de Vereador(a) nº 730 de 2025
Autor: IRMÃO PAULINHO
Número de Protocolo: 1622
Solicita à Secretaria Municipal de Saúde, a possibilidade de disponibilizar um veículo para transportar os familiares de internos de Santo Antônio da Platina que estão em clínicas psiquiátricas em outros municípios.
Aprovado
13 - Requerimento de Vereador(a) nº 731 de 2025
Autor: BENITO DO BARRACÃO
Número de Protocolo: 1627
Solicita à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que realize a limpeza das calçadas no Jardim Baggio (fotos em anexo).
Aprovado
14 - Requerimento de Vereador(a) nº 732 de 2025
Autor: BENITO DO BARRACÃO
Número de Protocolo: 1628
Solicita à Secretaria Municipal de Planejamento, que realize a demarcação de faixas para estacionamento de motos e um estacionamento de “urgência e emergência” na Avenida Cel. Oliveira Motta, 287, defronte à Academia 1 RM (foto em anexo).
Aprovado
15 - Requerimento de Vereador(a) nº 733 de 2025
Autor: BENITO DO BARRACÃO
Número de Protocolo: 1629
Solicita à Secretaria Municipal de Planejamento, que realize a demarcação de faixas para estacionamento de motos na Avenida Cel. Oliveira Motta, 1528, defronte à Academia VSM Power (foto em anexo).
Aprovado
16 - Requerimento de Vereador(a) nº 734 de 2025
Autor: BENITO DO BARRACÃO
Número de Protocolo: 1630
Solicita à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que realize a limpeza do bosque em frente à caixa d’água em frente ao Jardim Santa Izabel (fotos em anexo).
Aprovado
17 - Requerimento de Vereador(a) nº 735 de 2025
Autor: FLAVINHO MAIORKY
Número de Protocolo: 1633
Solicita à Secretaria Municipal de Saúde, informações se está sendo utilizado os R$ 30.000,00 (trinta mil reais) destinados ao Laboratório Municipal por este vereador por meio de emenda impositiva, e se está ajudando a desafogar a fila de espera.
Aprovado
18 - Requerimento de Vereador(a) nº 736 de 2025
Autor: FLAVINHO MAIORKY
Número de Protocolo: 1634
Solicita ao Excelentíssimo Prefeito Municipal, a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos do nosso município.
Aprovado
19 - Requerimento de Vereador(a) nº 737 de 2025
Autor: FLAVINHO MAIORKY
Número de Protocolo: 1635
Solicita ao Excelentíssimo Prefeito Municipal, informações sobre até quando vai durar as obras na praça da Vila São José.
Aprovado
20 - Requerimento de Vereador(a) nº 738 de 2025
Autor: FLAVINHO MAIORKY
Número de Protocolo: 1636
Solicita à Secretaria Municipal de Defesa Social, a construção de uma lombada na Rua José Carlos Gomes de Carvalho, 275.
Aprovado
21 - Requerimento de Vereador(a) nº 739 de 2025
Autor: ELIANE SIQUEIRA
Número de Protocolo: 1637
Solicita à Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas, a “operação tapa-buracos” na Rua D. Pedro II, entre a Avenida Cel. Oliveira Motta e Sete de Setembro.
Aprovado
22 - Requerimento de Vereador(a) nº 740 de 2025
Autor: ELIANE SIQUEIRA
Número de Protocolo: 1638
Solicita à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a poda de uma árvore na Rua Manoel da Silva de Souza, no Conjunto Álvaro de Abreu.
Aprovado
23 - Requerimento de Vereador(a) nº 741 de 2025
Autor: ELIANE SIQUEIRA
Número de Protocolo: 1639
Solicita à Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas, o conserto de uma ponte que está interditada entre o bairro Taquaralzinho e o distrito de Monte Real, próximo à propriedade do “Zé das Medalhas”.
Aprovado
24 - Requerimento de Vereador(a) nº 742 de 2025
Autor: ELIANE SIQUEIRA
Número de Protocolo: 1640
Solicita à Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas, a “operação tapa-buracos” na Rua Campos Sales próximo nº 290.
Aprovado
25 - Requerimento de Vereador(a) nº 743 de 2025
Autor: ELIANE SIQUEIRA
Número de Protocolo: 1641
Solicita à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a retirada do entulho em frente ao Clube Colorado.
Aprovado
26 - Requerimento de Vereador(a) nº 744 de 2025
Autor: DR LEÔNIDAS
Número de Protocolo: 1643
Solicitar ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, determine ao departamento de obras para que faça com a máxima urgência a limpeza do terreno aos fundos do Cmei Prof. Herivelto, situado na Rua Antonio de Castro Vilas Boas, este já é o 3º requerimento antes que que os escorpiões tomem conta do terreno.
Aprovado
27 - Requerimento de Vereador(a) nº 745 de 2025
Autor: CAÇÃO
Número de Protocolo: 1644
Solicita à Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas, a manutenção da ponte que dá acesso ao bairro “Aleijadinho”.
Aprovado
28 - Requerimento de Vereador(a) nº 746 de 2025
Autor: CAÇÃO
Número de Protocolo: 1645
Solicita ao Excelentíssimo Prefeito Municipal, que determine à Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas, a reforma da quadra do distrito de Monte Real.
Aprovado
29 - Requerimento de Vereador(a) nº 747 de 2025
Autor: CAÇÃO
Número de Protocolo: 1646
Solicita à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a limpeza do CMEI Prof. Herivelto de Souza Prado.
Aprovado
31 - Indicação nº 26 de 2025
Autor: KARLA DA SAÚDE
Número de Protocolo: 1619
A Vereadora Karla Batista Ribeiro (Karla da Saúde), no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Regimento Interno desta Casa Legislativa, vem respeitosamente INDICAR ao Excelentíssimo Prefeito Municipal, que seja estudada a viabilidade para a criação de um Canil Municipal, destinado ao acolhimento, cuidado e controle da população de animais abandonados no município.
Aprovado
32 - Indicação nº 27 de 2025
Autor: BUCHECHA
Número de Protocolo: 1642
Indica ao Executivo Municipal, a criação de REFIS, para os inadimplentes de IPTU e outros débitos.
Aprovado



Oradores do Expediente
Parlamentar
Discurso
Observação
1 - ELIANE SIQUEIRA




Lista de Presença na Ordem do Dia
BENITO DO BARRACÃO / MDB
BRENO DO ADEMIR CARBURADORES / UNIÃO
BUCHECHA / UNIÃO
CAÇÃO / MDB
DR LEÔNIDAS / PRD
ELIANE SIQUEIRA / REP10
FABINHO GALDINO / PSDB
FERNANDA SANCHES / REP10
FLAVINHO MAIORKY / PP
IRMÃO PAULINHO / PL
KARLA DA SAÚDE / PP
MARCELINO MAQUINISTA / PODE
VERMELHO FERRUGEM DA PLATINA / REP10



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Lei do Executivo nº 86 de 2025
Autor: Prefeitura Municipal - Prefeito
Número de Protocolo: 1569
Autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de até R$ 333.839,16, referente ao Termo de Adesão junto aos MEC, com a finalidade de fomentar a criação de matrículas em tempo integral na educação básica.
Aprovado em 1ª Votação
2 - Projeto de Lei do Executivo nº 87 de 2025
Autor: Prefeitura Municipal - Prefeito
Número de Protocolo: 1596
Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal da Juventude de Santo Antônio da Platina, institui a Conferência Municipal da Juventude e dá outras providências.
Aprovado em 1ª Votação
3 - Projeto de Lei do Executivo nº 88 de 2025
Autor: Prefeitura Municipal - Prefeito
Número de Protocolo: 1603
Autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de até R$ 47.196,42, destinado ao pagamento de aditivo do Contrato nº 202/2024, referente à execução da obra “Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos”.
Aprovado em 1ª Votação
4 - Projeto de Lei do Executivo nº 89 de 2025
Autor: Prefeitura Municipal - Prefeito
Número de Protocolo: 1602
Autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor de até R$ 491.799,60, destinado a suprir as necessidades das atividades contínuas da Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas, especialmente em ações de manutenção urbana e rural.
Aprovado em 1ª Votação
5 - Projeto de Lei do Executivo nº 90 de 2025
Autor: Prefeitura Municipal - Prefeito
Número de Protocolo: 1605
Autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de até R$ 20.141,24, referente ao Convênio 02/2025, celebrado com o município de Jacarezinho, destinado à cessão de servidora ocupante do cargo de professora, com ônus para o município de Santo Antônio da Platina.
Aprovado em 1ª Votação
6 - Projeto de Lei do Executivo nº 91 de 2025
Autor: Prefeitura Municipal - Prefeito
Número de Protocolo: 1604
Autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de até R$ 110.000,00, destinado à instituição de premiação aos professores da rede pública municipal de ensino, por meio do Projeto “Práticas que Transformam”.
Aprovado em 1ª Votação
7 - Projeto de Lei do Executivo nº 92 de 2025
Autor: Prefeitura Municipal - Prefeito
Número de Protocolo: 1606
Autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de até R$ 570,36, referente a despesas de exercícios anteriores.
Aprovado em 1ª Votação



Oradores das Explicações Pessoais
Parlamentar
Discurso
Observação
1 - BENITO DO BARRACÃO / MDB

2 - MARCELINO MAQUINISTA / PODE

3 - FABINHO GALDINO / PSDB

4 - IRMÃO PAULINHO / PL

5 - KARLA DA SAÚDE / PP

6 - BUCHECHA / UNIÃO

7 - BRENO DO ADEMIR CARBURADORES / UNIÃO

8 - DR LEÔNIDAS / PRD

9 - VERMELHO FERRUGEM DA PLATINA / REP10




Ocorrências da Sessão

  • O Senhor Presidente convocou os Senhores Vereadores para uma sessão extraordinária no dia 22 de outubro de 2025, às 13h15, para a segunda votação dos projetos de leis n.ºs 86, 87, 88, 89, 90 e 92/2025.
  • Compareceram à presente Sessão e contribuíram com os trabalhos desta Casa os seguintes servidores: Lucas Pereira Vilas Boas, Manoel Sanches Garcia, Marco Antônio Martins, Rafael Cristiano de Toledo e Renato Lopes Pires; e conforme dispõe na Portaria nº 18, de 26 de abril de 2021, a compensação das horas extras trabalhadas disponíveis ficará a critério de cada servidor, desde que previamente comunicado e autorizado pela autoridade competente.