Resumo (34ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 25ª Legislatura)

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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 17/11/2025 - 20:00
Encerramento: 17/11/2025 - 20:32



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Mesa Diretora
Presidente: VERMELHO FERRUGEM DA PLATINA / REP10
1º Secretário: BRENO DO ADEMIR CARBURADORES / UNIÃO



Lista de Presença na Sessão
BENITO DO BARRACÃO / MDB
BRENO DO ADEMIR CARBURADORES / UNIÃO
BUCHECHA / UNIÃO
CAÇÃO / MDB
ELIANE SIQUEIRA / REP10
FABINHO GALDINO / PSDB
FERNANDA SANCHES / REP10
FLAVINHO MAIORKY / PP
IRMÃO PAULINHO / PL
MARCELINO MAQUINISTA / PODE
VERMELHO FERRUGEM DA PLATINA / REP10



Justificativas de Ausência na Sessão
Parlamentar Justificativa Ausente em
KARLA DA SAÚDE Atestado Médico Sessão



Expedientes
Votação da Ata da Sessão Anterior:

Aprovada por unanimidade dos presentes.

Correspondências Expedidas:

- Ofício nº 122/2025, à Deputada Estadual Marli Paulino, solicitando apoio para aquisição de veículo tipo van furgão de carga para a Associação Platinense dos Agricultores Familiares.

- Ofício nº 123/2025, ao Prefeito Municipal, solicitando a elaboração de novo LTCAT - Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho.

- Ofício nº 124/2025, à Deputada Federal Leandre Dal Ponte, em agradecimento pela criação da Casa da Mulher em Santo Antônio da Platina.

- Ofício nº 125/2025, ao Deputado Estadual Tercílio Turini, em agradecimento pela criação da Casa da Mulher.

- Ofício nº 126/2025, ao Prefeito Municipal, em agradecimento pela criação da Casa da Mulher.

Projetos de Lei recebidos:

- Projeto de Lei nº 33/2025, de autoria do Vereador Luciano de Almeida Moraes, que denomina Centro de Reabilitação do Autismo Adelia Fernandes Cagliari o espaço localizado anexo ao prédio da UPA, no Bairro Rennó Park.

- Projeto de Decreto Legislativo nº 07/2025, de autoria do Vereador Luiz Flávio Reinutti Maiorky, que concede Moção de Reconhecimento Público de Santo Antônio da Platina ao senhor Johny Miguel Araújo, pelos relevantes serviços prestados à comunidade platinense.

- Ofício nº 544/2025, da Prefeitura Municipal, encaminhando o Projeto de Lei nº 107/2025, que dispõe sobre a criação do projeto ‘práticas que transformam’ aos professores da rede pública municipal no município de Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná, bem como das escolas participantes, e dá outras providências.

- Ofício nº 100/2025-DMOP, da Prefeitura Municipal, encaminhando o Projeto de Lei nº 108/2025, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor de até R$ 205.000,00, destinado a suprir as necessidades das atividades contínuas da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, especialmente em ações de manutenção urbana e rural.

- Ofício nº 101/2025-DMOP, da Prefeitura Municipal, encaminhando o Projeto de Lei nº 110/2025, que autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de até R$ 1.000,00 para devolução do saldo remanescente da Fonte 10541 - Transferências ao Setor Cultural, referente aos editais destinados aos agentes culturais.

- Ofício nº 102/2025-DMOP, da Prefeitura Municipal, encaminhando o Projeto de Lei nº 111/2025, que autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de até R$ 1.000,00 para devolução do saldo remanescente da Fonte 10531 - Transferências ao Setor Cultural, referente aos editais destinados aos agentes culturais.

- Ofício nº 554/2025, do Prefeito Municipal, encaminhando o Projeto de Lei nº106/2025 que autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de até R$ 2.138.534,42, destinado à aquisição de imóveis para abrigar as instalações do CMEI Célia Medeiros, em regime de urgência.

- Ofício nº 553/2025, do Prefeito Municipal, encaminhando o Projeto de Lei nº112/2025 que autoriza o Poder Executivo Municipal a promover a aquisição dos imóveis urbanos, objeto das matrículas nº 15.010 e nº 1.485, localizados na Rua Marechal Deodoro, nº 1.449 e nº 1.425, destinados à Secretaria Municipal de Educação para a instalação de um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI, em regime de urgência.

- Projeto de Lei nº 34/2025, da Mesa Executiva, que altera parte do Anexo VIII (Quadro de Funções Gratificadas do Legislativo Municipal), exclusivamente em relação à Função Gratificada denominada “Agente de Contratação", sendo integralmente mantidas as demais Funções Gratificas como estão, na Lei Municipal nº 1.424, de 23 de janeiro de 2015.

- Projeto de Lei nº 35/2025, do Legislativo Municipal, que Declara de Utilidade Pública Municipal a Associação Platinense de Futsal associação de direito privado sem fins lucrativos, com atuação na área de esportes de Santo Antônio da Platina/PR.




Matérias do Expediente
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Indicação nº 34 de 2025
Autor: BENITO DO BARRACÃO
Número de Protocolo: 1796
Indica ao Excelentíssimo Prefeito Municipal que estude a possibilidade de disponibilizar um espaço adequado para a implantação e realização permanente da "Feira do Rolo".
Aprovado
2 - Requerimento de Vereador(a) nº 807 de 2025
Autor: VERMELHO FERRUGEM DA PLATINA
Número de Protocolo: 1799
Solicita à Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas, a passagem de motoniveladora na estrada da antiga dona Flora Gaudêncio, sentido Lageado.
Aprovado
3 - Requerimento de Vereador(a) nº 808 de 2025
Autor: VERMELHO FERRUGEM DA PLATINA
Número de Protocolo: 1800
Solicita à Secretaria Municipal de Educação, que coloque a quadra da Platina junto com a pasta da Educação.
Aprovado
4 - Requerimento de Vereador(a) nº 809 de 2025
Autor: VERMELHO FERRUGEM DA PLATINA
Número de Protocolo: 1801
Solicita à Secretaria Municipal Serviços e Obras Públicas e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que façam uma força-tarefa para o distrito de Monte Real, considerando a proximidade do Natal.
Aprovado
5 - Requerimento de Vereador(a) nº 810 de 2025
Autor: VERMELHO FERRUGEM DA PLATINA
Número de Protocolo: 1802
Solicita à Copel, que realize a poda das árvores que interferem na fiação no distrito de Platina.
Aprovado
6 - Requerimento de Vereador(a) nº 811 de 2025
Autor: VERMELHO FERRUGEM DA PLATINA
Número de Protocolo: 1803
Solicita ao Excelentíssimo Prefeito Municipal, que determine aos setores competentes, um estudo para a construção de uma ponte entre a Rua do Pronto Socorro Municipal e o Jardim Murakami.
Aprovado
7 - Requerimento de Vereador(a) nº 812 de 2025
Autor: VERMELHO FERRUGEM DA PLATINA
Número de Protocolo: 1804
Solicita ao Departamento Municipal de Trânsito, a pintura de faixas e demarcações viárias, e a pintura das faixas elevadas, na rua atrás da Construcasa Bordignon.
Aprovado
8 - Requerimento de Vereador(a) nº 813 de 2025
Autor: VERMELHO FERRUGEM DA PLATINA
Número de Protocolo: 1805
Solicita ao Departamento Municipal de Serviços Elétricos, a instalação de iluminação pública no playground do Conjunto SAP II.
Aprovado
9 - Requerimento de Vereador(a) nº 814 de 2025
Autor: BENITO DO BARRACÃO
Número de Protocolo: 1806
Solicita à Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas, a manutenção da estrada Santa Rosa, no bairro São Cristóvão.
Aprovado
10 - Requerimento de Vereador(a) nº 815 de 2025
Autor: BENITO DO BARRACÃO
Número de Protocolo: 1807
Solicita à SANEPAR, que faça o nivelamento da tampa do bueiro com o asfalto na Rua Artur Franco esquina com a Av. Cel. Oliveira Motta e o mesmo em frente ao portão do cemitério (fotos em anexo).
Aprovado
11 - Requerimento de Vereador(a) nº 816 de 2025
Autor: BENITO DO BARRACÃO
Número de Protocolo: 1808
Solicita à Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas, a instalação de guaritas nos pontos da circular e nos pontos dos veículos da Saúde.
Aprovado
12 - Requerimento de Vereador(a) nº 817 de 2025
Autor: BENITO DO BARRACÃO
Número de Protocolo: 1809
Solicita à Secretaria Municipal de Saúde, a disponibilização de “kit lanche” para os pacientes que fazem tratamento em Jacarezinho.
Aprovado
13 - Requerimento de Vereador(a) nº 818 de 2025
Autor: ELIANE SIQUEIRA
Número de Protocolo: 1813
Solicita à Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas, caixas de retenção nas estradas rurais entre o distrito de Platina e o bairro Pedra Branca.
Aprovado
14 - Requerimento de Vereador(a) nº 819 de 2025
Autor: ELIANE SIQUEIRA
Número de Protocolo: 1814
Solicita à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o recolhimento de galhos de árvores entre as ruas José Bonifácio e Rua dos Estudantes.
Aprovado
15 - Requerimento de Vereador(a) nº 820 de 2025
Autor: ELIANE SIQUEIRA
Número de Protocolo: 1815
Solicita à Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas, a manutenção da estrada rural da Gabiroba até o bairro “Água da Volta”.
Aprovado
16 - Requerimento de Vereador(a) nº 821 de 2025
Autor: ELIANE SIQUEIRA
Número de Protocolo: 1816
Solicita à Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas, a passagem do rolo compactador entre o bairro Monte das Oliveiras e o sítio do Políbio.
Aprovado
17 - Requerimento de Vereador(a) nº 822 de 2025
Autor: ELIANE SIQUEIRA
Número de Protocolo: 1817
Solicita à Secretaria Municipal de Defesa Social, a instalação de placas de sinalização entre a Rua Dário Vilela Bittencourt e Rua José Bonifácio.
Aprovado
18 - Requerimento de Vereador(a) nº 823 de 2025
Autor: DR LEÔNIDAS
Número de Protocolo: 1819
Solicitar ao DD Secretário de Defesa Social e responsável pelo trânsito desta cidade, uma readequação na Rua José Bonifácio, trecho entre a rua Sete de Setembro e a Av. Oliveira Mota.
Aprovado
19 - Requerimento de Vereador(a) nº 824 de 2025
Autor: MARCELINO MAQUINISTA
Número de Protocolo: 1820
Solicita à Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas, a colocação de uma caçamba na saída do distrito de Platina, sentido Fazenda Santa Clara e bairro Limeira.
Aprovado



Lista de Presença na Ordem do Dia
BENITO DO BARRACÃO / MDB
BRENO DO ADEMIR CARBURADORES / UNIÃO
BUCHECHA / UNIÃO
CAÇÃO / MDB
ELIANE SIQUEIRA / REP10
FABINHO GALDINO / PSDB
FERNANDA SANCHES / REP10
FLAVINHO MAIORKY / PP
IRMÃO PAULINHO / PL
MARCELINO MAQUINISTA / PODE
VERMELHO FERRUGEM DA PLATINA / REP10



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Lei do Executivo nº 107 de 2025
Autor: Prefeitura Municipal - Prefeito
Número de Protocolo: 1794
Dispõe sobre a criação do projeto ‘práticas que transformam’ aos professores da rede pública municipal no município de Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná, bem como das escolas participantes, e dá outras providências.
Aprovado em 1ª Votação
2 - Projeto de Lei do Executivo nº 97 de 2025
Autor: Prefeitura Municipal - Prefeito
Número de Protocolo: 1759
Ratifica a extinção do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Território Regional da Bacia do Paranapanema – G5. Conforme definido em Reunião Extraordinária realizada aos 21 dias do mês de novembro do ano de 2024 e na Assembleia Geral do Consórcio G5 Deliberação Sobre Extinção, ocorrida aos 29 dias do mês maio do ano de 2025 e dá outras providências.
Aprovado em 1ª Votação
3 - Projeto de Lei do Executivo nº 98 de 2025
Autor: Prefeitura Municipal - Prefeito
Número de Protocolo: 1782
Autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de até R$ 6.000,00 destinado à remuneração de cargo efetivo acrescida da gratificação correspondente.
Aprovado em 1ª Votação
4 - Projeto de Lei do Executivo nº 104 de 2025
Autor: Prefeitura Municipal - Prefeito
Autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de até R$ 1.893.875,38 referente ao Termo de Compromisso do Novo PAC - Programa Minha Casa, Minha Vida, destinado ao atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Aprovado em 1ª Votação
5 - Projeto de Lei do Executivo nº 105 de 2025
Autor: Prefeitura Municipal - Prefeito
Autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de até R$ 6.500.000,00 referente ao Termo de Compromisso do Novo PAC - Programa Minha Casa, Minha Vida, destinado ao atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Aprovado em 1ª Votação



Ocorrências da Sessão

  • O Projeto de Lei nº 107/2025 foi incluído na pauta da Ordem do Dia.
  • O Senhor Presidente convocou os Senhores Vereadores para uma sessão extraordinária no dia 19 de novembro de 2025, para a segunda votação dos projetos de leis n.ºs 91, 97, 98, 104, 105 e 107/2025.
  • Compareceram à presente Sessão e contribuíram com os trabalhos desta Casa os seguintes servidores: Lucas Pereira Vilas Boas, Manoel Sanches Garcia, Marco Antônio Martins, Rafael Cristiano de Toledo, Renato Lopes Pires e Sílvia Maria Ramos; e conforme dispõe na Portaria nº 18, de 26 de abril de 2021, a compensação das horas extras trabalhadas disponíveis ficará a critério de cada servidor, desde que previamente comunicado e autorizado pela autoridade competente.